Qual a Diferença entre PNL e Coaching?

Muitas vezes, as pessoas não sabem a diferença clara entre PNL e coaching. Como eu vejo, é devido a dois motivos.
O primeiro é o fato de que um grande número de técnicas da PNL podem ser usadas como técnicas de apoio no coaching e a segunda razão é que muitas escolas de PNL expandem seu portfólio com treinamento em coaching sem distinções claras para PNL.

A PNL é uma metodologia muito mais ampla e pode ser aplicada em muitas áreas diferentes e de muitas maneiras diferentes. É uma metodologia que trata da identificação, descrição e aplicação de estratégias de sucesso de uma pessoa para outra ou de uma área da vida para outras. Estuda como as pessoas reagem às experiências pessoais e como elas dão significado e importância à experiência através da linguagem e do comportamento. Como tal, suas aplicações são interessantes em qualquer área de desenvolvimento pessoal (incluindo o coaching).

Por outro lado, o coaching é um método estruturado de comunicação que permite que um cliente identifique os objetivos mais importantes, valores pessoais, para definir estratégias adequadas e dar suporte ao cliente para tomar medidas para alcançar o resultado desejado.

A NLP trata da identificação de estratégias bem-sucedidas, algumas das estratégias (técnicas) podem ser usadas e em coaching. O coaching não precisa ser associado à PNL e a PNL não precisa ser associada ao coaching.

A PNL é uma metodologia que estuda estratégias (técnicas, métodos), enquanto o coaching é um método (estratégia) que é usado para dar suporte ao cliente para obter o resultado desejado.

Pedja Jovanovic
Senior Partner na Atria Group SEE

Link do artigo original:
https://www.linkedin.com/pulse/what-difference-between-coaching-nlp-pedja-jovanovic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *